Páginas

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Multiplicadores em ação:

Professores e demais profissionais que viabilizam a Educação Ambiental para seus alunos e/ou equipes de trabalho.


A grande preocupação da população, não só do Rio de Janeiro, mas de várias localidades do Brasil é a proliferação das larvas do mosquito (Aëdes aegypti) transmissor da dengue. Por que será que no século XXI estamos, ainda, sofrendo com esta doença? Os fatores são diversos, principalmente a falta de campanhas profiláticas, alertando sobre o perigo da expansão da dengue no meio ambiente. Como já sabemos os ovos do mosquito se desenvolvem em água parada. Assim, precisamos oportunizar para as pessoas esclarecimentos de combate ao mosquito, para que possam exterminá-lo, evitando o sofrimento da população atingida.
Então, cabe a nós envolver os alunos e/ou equipe de trabalho através de ações concretas para acabar com o mosquito transmissor da dengue. Portanto, o diálogo entre o corpo docente e discente e os outros profissionais com suas equipes é importante, pois irá facilitar a troca de opiniões e estabelecer metas de trabalho, para serem aplicadas no meio ambiente em que vivem. Não podemos nos esquecer que todo o trabalho deve ser elaborado através da leitura de textos sobre o tema abordado, pois a leitura irá ao encontro de um melhor entendimento do problema, facilitando a proposta dialógica de trabalho.
Para que estas medidas sejam alcançadas, devemos esclarecer a todos que o lixo largado em qualquer lugar pode ser um criadouro natural das larvas do mosquito. Logo, as crianças precisam desenvolver campanhas para conscientizar a sociedade no sentido de descartar o lixo em recipientes adequados, evitando o acúmulo de água em pneus velhos, sacos plásticos, tampinhas de garrafas, garrafas de refrigerantes etc.
Dessa maneira, estaremos todos exercendo os nossos deveres de cidadão, na garantia de um futuro melhor.
POPULAÇÃO X GOVERNO EM AÇÃO!

Nenhum comentário: