Páginas

sexta-feira, 16 de maio de 2008

O Homem e o Planeta Terra

O homem continua sendo o maior predador do Planeta Terra. Ele ainda não vislumbrou os males que tem causado ao seu local de moradia, transformando-se numa força capaz de alterar a vida neste Planeta. Dessa maneira, devemos nos questionar sobre a herança que deixaremos para as futuras gerações, se o ser humano está acabando com tudo. O Planeta está passando por uma onda de destruição jamais vista, desde “a grande onda de extinção há 65 milhões de anos, que varreu 90% das formas de vida e pôs fim a era dos dinossauros”. (O Globo,16/05/2008)
De acordo, com o “Índice do Planeta Vivo”, houve um declínio das espécies terrestres em 25%, das marinhas em 28% e as de água doce em 29%. As aves marinhas tiveram uma taxa alta de extinção, pois as populações de numerosas espécies declinaram 30% desde meados dos anos 90.
A população mundial dobrou entre 1960 e 2000 e as populações de animais, nesse mesmo período, declinaram cerca de 30%. Existem cinco razões para o declínio das espécies, todas relacionadas ao ser humano: mudanças climáticas, poluição, destruição de habitats de animais, invasão de espécies exóticas e superexploração de espécies.
A perda da biodiversidade terá sérias conseqüências, pois as plantações poderão se tornar vulneráveis a pragas com o desaparecimento dos animais que mantêm o equilíbrio ambiental.
Diante de tais fatos, professores e demais profissionais envolvidos com a Educação Ambiental, devem oportunizar aos alunos e/ou equipes de trabalho, a partir de ações conjuntas e abrangentes, possíveis soluções para os fatos relacionados acima. Assim sendo, devemos levantar a nossa bandeira rumo a um Planeta sustentável. Não podemos esperar, temos que agir!!

Nenhum comentário: