Páginas

terça-feira, 5 de agosto de 2008

A Educação Ambiental no cotidiano escolar

A visão dos professores sobre a educação ambiental precisa mudar. Nós necessitamos ter em mente que somos os responsáveis, perante a sociedade, no direcionamento dos trabalhos referentes ao meio ambiente, para que assim, os alunos possam mudar comportamentos, hábitos e atitudes nas interações cotidianas com meio onde vivem. Percebemos que os trabalhos (leituras, pesquisas na internet, excursões etc.) são pontuais e não interdisciplinar o que prejudica a visão sistêmica, necessária ao entendimento do que é o meio ambiente.
Precisamos estar atentos, pois o meio ambiente está inserido em todas as disciplinas do currículo escolar. Quando estudamos o ambiente devemos ter uma visão do todo. Assim, como o nosso corpo não pode ser desmembrado, pois as partes dependem do todo para que haja uma comunicação entre os diferentes órgãos, o meio ambiente também precisa de um estudo global. Desse modo, o professor tem que visar um estudo interdisciplinar.
Não importa por qual disciplina é responsável. Ele deve ter em mente que o desmatamento, por exemplo, pode ser trabalhado em Língua Portuguesa por meio da leitura de textos; Matemática através das estatísticas sobre o tema em estudo; História pela comparação das diferentes características através os tempos dos povos que por ali habitavam; Geografia pelos danos climáticos causados etc. E assim, o tema vai perpassando por todas as disciplinas da grade curricular.

Nenhum comentário: