Páginas

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

O que deixaremos do Planeta Terra para as futuras gerações?

Nós temos uma responsabilidade cada vez maior, junto aos alunos e/ou equipes de trabalho, quando vislumbramos que a degradação ambiental atinge a todas as camadas da sociedade. Isso acontece devido à falta de engajamento da população, para termos um meio ambiente saudável.
As notícias com as quais temos contato diariamente são alarmantes e daremos relevância para algumas: aumento do descaso com descarte do lixo; água empoçada em vários lugares da cidade, o que leva a proliferação de larvas do mosquito transmissor da dengue; falta de saneamento básico em muitos lugares do nosso país, expondo assim as pessoas a toda sorte de doenças; analfabetismo que impede as pessoas de lutarem por seus direitos na sociedade em que vivem; desemprego; desmatamento em áreas de preservação ambiental; queimadas que contribuem para a poluição do planeta e conseqüentemente o aumento do aquecimento global; consumo desenfreado, que favorecem um maior uso da matéria-prima e dessa forma aumentando a escassez dos recursos naturais.
Além disso, devemos pensar que há desequilíbrio ambiental no Planeta Terra, pois existem lugares no mundo que as pessoas vivem em condições subumanas, não tendo direito a moradia, água potável, alimentação, assistência médica e educação de qualidade e em outras partes desse mesmo mundo seres humanos vivem muito bem dentro do meio ambiente que estão inseridos.
Assim sendo, os professores ou demais profissionais compromissados em disseminar a educação ambiental entre os seus grupos de estudos, devem oportunizar para os alunos leituras de textos sobre o meio ambiente, para que eles possam refletir e buscar soluções, visando que todos tenham uma melhor qualidade de vida.
Segue abaixo as manchetes de algumas notícias que poderão ser utilizadas como parâmetros para discussão com alunos e/ou equipes de trabalho. (Fonte: Jornal O Globo)

. A HUMANIDADE ESTÁ EM DÉBITO COM O PLANETA, o consumo de recursos naturais excede em 30% a sua capacidade de recuperação.


. GELO fino. Espessura do ártico tem redução dramática.


. ACORDO sobre o clima ameaçado. IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) alerta que crise econômica afetará metas globais de redução de emissões de gases de efeito estufa.

. ESQUENTA o clima. Novo presidente dos EUA terá que enfrentar o aquecimento global.

Nenhum comentário: