O ser humano precisa ter um novo olhar para as questões ambientais. Medidas paliativas em relação ao ambiente não são eficazes. Teremos que mudar radicalmente comportamentos, atitudes e hábitos em relação ao meio ambiente, em que vivemos, para minimizar os estragos feitos ao longo dos anos.
Nós fomos induzidos durante séculos a pensar que os recursos que a natureza nos oferece eram inesgotáveis e o ambiente sempre teria, por si só, como repô-los. Usando sem critério algum essas benesses da natureza, ou seja, nunca nos preocupamos com a sustentabilidade. Um pouco tarde chegamos à conclusão, que esta premissa não é verdadeira.
Nova maneira de pensar foi surgindo aos poucos e o homem passou a perceber que as mudanças de comportamentos, hábitos e atitudes em relação ao meio ambiente são urgentes e importantes para que todos tenham uma qualidade de vida digna.
Essa nova maneira de pensar que aos poucos tomou conta de todos é um novo paradigma. Sabe-se que todo novo paradigma para ser aceito encontra obstáculos, pois ele vai de encontro aos conceitos enraizados na sociedade do qual fazemos parte.
Portanto, não é fácil o homem perceber que mudar comportamentos, hábitos e atitudes para melhorar o meio ambiente precisam ser concretizados urgentemente, passando a entender, também, que ele faz parte desse ambiente, juntamente com a natureza.
Assim sendo, para que isso ocorra precisamos ir à busca desses valores perdidos por grande parte da sociedade. Sem os quais não vemos a importância das questões ambientais.
Além disso, como podemos pensar em um ambiente saudável e igualitário, se nosso coração está fechado para a fraternidade, bondade, amor, carinho, amizade, partilha etc.
Esses são valores que precisam ser repassados a todos, para termos um ambiente sem violência, com políticas públicas adequadas em que todos tenham direito a moradia, saúde, educação, trabalho, saneamento básico, podendo usar os recursos que a natureza oferece de maneira sustentável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário