Páginas

quarta-feira, 6 de junho de 2012

A escassez da água no mundo

A água esse bem precioso, do qual os seres vivos dependem para a sua sobrevivência está ficando escassa em várias partes do mundo.
Eu me lembro da época dos meus estudos que os professores diziam que a água era um recurso renovável e inesgotável. Nós crescemos com a ideia de que podíamos gastar água a vontade que ela nunca iria faltar.  Mas com o passar do tempo começamos a perceber que a água potável que é usada pelo ser humano para saciar suas necessidades básicas, já não é encontrada em várias cidades do mundo.
Uma reportagem da Revista INFO retrata a o que deverá acontecer com várias cidades ameaçadas pela falta da água.
Vejamos uma pequena amostra da excelente reportagem a que me refiro, cujo link para consuta completa, está abaixo:

Djibouti

O quinto país à beira da seca, segundo o ranking da Maplecroft, é vizinho da Etiópia e da Somália. Com clima quente e seco durante todo o ano, Dijibouti não possui rios perenes e registra apenas 150 mm de chuva por ano – volume que uma única tempestade forte despeja sobre São Paulo em apenas 24hs. Pior, em Dijibouti, essa água evapora antes mesmo de chegar aos lençóis freáticos, cujo acesso por comunidades locais, bem como para a produção agrícola e precuária em pequena escala, não é nada fácil.


http://info.abril.com.br/noticias/tecnologias-verdes/10-paises-sob-risco-de-falta-d-agua.shtml

Nenhum comentário: