Páginas

sábado, 27 de junho de 2009

O adolescente e o meio ambiente

O que os adolescentes de hoje pensam a respeito do ambiente no qual vivem? Muitos, digamos assim, estão preocupados com a violência, com a falta de valores, com a indiferença das pessoas que os cercam, a cerca de problemas que os norteiam.
Por que escrever sobre esse tema? Hoje, conversando com um jovem fiquei preocupada com o relato que fez num momento de revolta, pois o pai o havia proibido de sair para uma festa. Consegui ouvir seu desabafo e, até me senti vitoriosa, pois é muito difícil um jovem falar o que sente, para uma pessoa mais velha.
Enquanto trocávamos idéias, quis que ele entendesse que o respeito aos pais é muito importante e que não devia contestar, mas tentar uma explicação do pai, do porque, da proibição. Ele falou que não adiantava, pois não havia diálogo entre eles e acrescentou que não era justo deixar de sair para poder aproveitar a vida, porque não sabia se poderia morrer no dia seguinte.
Essa idéia de aproveitar a vida, porque ela pode acabar de repente não é nada bom para um jovem que está começando a viver. Por que os jovens estão pensando dessa maneira? Porque a sociedade está dilacerando os valores como: respeito, amor, amizade, fraternidade, a ética, a moral, carinho, a caridade, a tolerância etc.. Estes são valores que não podem acabar apesar do mundo estar vivendo uma grande transformação. Eles precisam ser reforçados entre os jovens, para que possam viver de maneira mais comedida, evitando estragos para a vida futura.
O que eles fizerem de errado pode ter consequências muito sérias para o meio ambiente, em que vivem. Para tanto, precisamos dar-lhes uma educação eficiente, no sentido de que os jovens percebam que através dela serão capazes de transformar esse mundo, de uma forma natural, sem que para isso precisem esgotar tudo o que podem fazer durante uma vida em um dia.

2 comentários:

Carla disse...

É mãe, temos que mostrar aos jovens quais as consequencias de uma vida desmedida e sem valores...muitos estão por aí, sem rumo e outros internados em clínicas de reabilitação pois levaram essa necessidade extrema de viver as últimas consequencias...
Precisamos melhorar o ambiente em que eles vivem e ajudá-los a construir um futuro sólido.

Leonio Matos disse...

O último instante é o agora. O aproveitar a vida está atado a quantidade que se consome, sejam coisas, beijos e amizades. O consumismo nos levará a exaustão tanto da Terra quanto dos sentimos básicos para a vida em sociedade.