Páginas

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Lixo - poluição ambiental

A educação ambiental deve fazer parte do nosso dia-a-dia, pois é através dela que comportamentos, hábitos e atitudes poderão ser modificados em prol de um meio ambiente sustentável.
Assim sendo, um dos grandes problemas nas metrópoles, que é o lixo, serão minimizados com a implantação da educação ambiental nas escolas, condomínios, ambiente de trabalho, lazer etc.. Por ser uma atitude difícil, pois as pessoas têm hábitos e comportamentos que interferem na busca de soluções para o destino dos resíduos que afetam o meio ambiente, o suplemento Razão Social, do Jornal O Globo, de 1º de setembro de 2009, em uma de suas reportagens trouxe como tema o lixo e a sua crescente produção na cidade do Rio de Janeiro.
A cidade gera em torno de nove mil toneladas de lixo diariamente, sendo mais da metade lixo domiciliar, apenas 7% dos resíduos são reciclados.
Verificou-se que as pessoas desconhecem de como fazer a separação do lixo, isto é, falta informação. Portanto, a sociedade precisa de ter mais acessos sobre como processar a coleta seletiva do seu lixo e como executar o descarte de maneira adequada, pois só assim conseguiremos amenizar os graves impactos do lixo no meio ambiente. Se cada um de nós der sua parcela de colaboração, poderemos reduzir a quantidade de lixo enviada aos aterros sanitários de Gramacho ou o de Gericinó. Os mesmos já estão operando acima de sua capacidade.

Destino dos resíduos
COLETA DOMICILIAR
1. O lixo é recolhido em casa e materiais orgânicos e recicláveis são levados no mesmo caminhão. São cerca de 260 mil toneladas recolhidas por mês.
2. Os resíduos são levados para uma das estações de transferências da Comlurb, onde são colocados em caminhões maiores. Apenas 7% dos resíduos são aproveitados por catadores.
3. O lixo é levado para os aterros sanitários de Gramacho, que recebe 71% do lixo, e do Gericinó (29%). Os resíduos são cobertos com terra em ambos, que já operam acima da capacidade programada.

COLETA SELETIVA
1. Caminhões da Comlurb passam uma vez por semana em cada residência, onde recolhem apenas materiais recicláveis. (Essa coleta inclui 42 bairros no roteiro da Comlurb).
2. O material recolhido é entregue a sete cooperativas cadastradas pela Comlurb.
São cerca de 600 toneladas por mês.
3. Os resíduos são vendidos a empresas e transformados em novos objetos, ou retornam ao processo de produção, reduzindo o lixo da cidade.



Nenhum comentário: