Páginas

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Ministro defende investimento em tecnologia e pesquisa para o pré-sal

01/09/2009
Carine
Parlamentares do Congresso Nacional ouviram nesta terça-feira (1/9) do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que é fundamental criar um marco regulatório para a tecnologia CCS (Captura e Estocagem de Carbono, em português) na exploração do petróleo na camada pré-sal. Ele afirmou que este processo é caro, e que, apesar de a Petrobras pesquisar esta tecnologia há 9 anos, os estudos ainda não foram concluídos.
O gás do pré-sal é de três a quatro vezes mais poluente do que dos poços convencionais (pós-sal), e por isso, segundo o ministro, é necessário um alto investimento em tecnologia e pesquisa. Ele também comemorou a criação do Fundo Social de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, anunciado na segunda-feira (31/8) pelo presidente Lula, que vai receber recursos oriundos da exploração do pré-sal.
O ministro participou de audiência pública realizada pela Comissão Mista de Meio Ambiente do Congresso Nacional, que discutiu as mudanças climáticas. Ele afirmou que o Brasil pretende exercer liderança na COP-15 em Copenhague e disse que o governo está empenhado em construir uma posição sobre REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação), que será apresentada durante a convenção da Dinamarca.

Nenhum comentário: