Páginas

domingo, 29 de novembro de 2009

O carioca precisa cuidar da sua cidade

O prefeito Eduardo Paes está com razão quando afirmou que o carioca é "porquinho". A quantidade de detritos espalhados nas praias, ruas e avenidas é alarmante. A Comlurb sob o comando do prefeito vai deixar de coletar o lixo das praias e da Avenida Rio Branco por 24 horas. Talvez o carioca fique chocado com a sujeira e passe a cuidar mais da cidade.

Algumas pessoas sentiram-se ofendidas com as palavras do prefeito, mas ele não falou nenhuma mentira quanto ao descaso da população no que se refere a limpeza da cidade.

O que mais se vê nas ruas da cidade é lixo jogado em qualquer lugar, mesmo tendo próximo uma caixa coletora. É mais prático jogar no chão do que no lugar certo.

Precisamos nos lembrar que a cidade vai sediar as Olimpíadas de 2016 e o turista que vem de fora fica alarmado com tanta sujeira e mau cheiro das ruas do centro da cidade e entorno.

Muitos bairros também sofrem com a sujeira deixada por pessoas que não pensam que o lixo pode causar entupimento dos bueiros e consequentemente ocasionar as enchentes nesses lugares.

Dados retirados da Revista Veja Rio, 2 de dezembro de 2009:

MUITO LIXO NA RUA

Distribuição do lixo coletado diariamente na cidade do Rio

Vias públicas - 36,8%

Domicílios - 43,8%

Indústrias - 12,4%

Outros - 7%


OLHAR ESTRANGEIRO

Os principais problemas da cidade, de acordo com pesquisa realizada com 600 turistas estrangeiros que visitaram o Rio em julho deste ano

Mendicância - 30%

Sujeira - 35%

Segurança - 20%

Informação turística - 10%

Sinalização turística - 5%


Como podemos observar o item sujeira é o que predomina na pesquisa. Vamos tornar nossa cidade digna do título de Cidade Maravilhos. Só não podemos nos esquecer que atitudes de cidadania devem começar em nossa casa e assim teremos multiplicadores de boas maneiras em ação.


Nenhum comentário: