Páginas

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Interdisciplinaridade: um pouco mais...

Japiassú, em seu livro “A interdisciplinaridade e a patologia do saber” sinaliza, que o professor deverá se utilizar de várias disciplinas, para que possa resolver problemas de ordem social ou institucional.
Ivani Fazenda desenvolveu na década de 70, outro trabalho sobre o tema. Este trabalho teve como aporte teórico os estudos de Japiassú e de outros realizados sobre a interdisciplinaridade na Europa.
Fazenda em suas pesquisas evidenciou que o professor interdisciplinar precisa trazer consigo o gosto pelo conhecer e pesquisar, possuindo um grau de comprometimento diferenciado para com seus alunos, ousando novas técnicas e procedimentos de ensino. A competência, envolvimento, compromisso determinam o seu fazer pedagógico na luta por uma educação para a modernidade. São profissionais que combatem a acomodação dos demais educadores.
Sendo assim, numa sala de aula interdisciplinar Fazenda (1994) o professor conquista a sua autoridade, enquanto na sala de aula tradicional essa autoridade é imposta. Outro ponto analisado pela autora é que nessa sala de aula interdisciplinar exista o diálogo entre as pessoas, que aos poucos se tornam parceiros.
Portanto, o professor do novo milênio precisa pensar interdisciplinarmente, para que possa ser envolver com o trabalho em sala de aula, estabelecendo um elo entre as várias disciplinas da grade curricular. Só assim poderá desenvolver com seus alunos um olhar sistêmico em relação ao Meio Ambiente.

Um comentário:

Divinius disse...

Encontra dos teus gestos as palavras da tua vida...)
Comenta o meu blog:)